Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Isto É Peanurs

Este plano do Benfica é capaz de não ser grande coisa

Não estou a falar do plano de ser tetracampeão nacional e ganhar as outras duas competições internas através de vitórias. Estou a falar do plano de prejudicar Porto e Sporting através da compra de árbitros. Notem que o poder monetário do Benfica é tal que dá para comprar jogadores, pagar ordenados e ainda sobra para dar a árbitros belas quantias de dinheiro para que eles marquem penaltis contra os adversários. E isto dura há anos, mais precisamente há três, porque antes disso o Benfica não era campeão portanto nem se punha em questão que erros de arbitragem pudessem ser apenas (espantem-se) erros de arbitragem.

 

É uma hipótese remota mas já algum sportinguista ou portista pensou que, se calhar, os árbitros portugueses são apenas maus? Já alguém se deu ao trabalho de analisar anos anteriores (aqueles em que o Benfica não comprou tudo, claro) para ver que os árbitros, curiosamente, também tinham más decisões? Se calhar não, mas eu tenho uma memória um bocadinho maior e lembro-me de golos mal anulados ao Benfica ou até penaltis que ficaram por assinalar. É um choque, eu sei.

 

Mas tudo isto para dizer que, a fazer fé no que dizem os sportinguistas e portistas (a maioria, vá), o Benfica comprou árbitros nas competições todas. Foram muito mal comprados, deixem-me que vos diga. Sobretudo nesta Taça da Liga. Então o Benfica compra o árbitro do Setúbal - Sporting e diz-lhe: "epa fazemos assim: não marcas um penalti a favor do Setúbal quando eles estiverem a ganhar 1-0 para dar a impressão aos lagartos que eles ainda podem ganhar, e depois no último minuto esperas que um burro qualquer do Sporting se chegue ao pé do Edinho na grande área e assinalas aí o penalti só para chatear". Alguém que diga aos responsáveis pela compra de árbitros no Benfica que não é assim que se faz. Imaginem que o Douglas não era burro e o jogo acabava empatado? Assim era preciso comprar um árbitro também para a final four e eram mais uns trocos gastos. (Aos sportinguistas que possam estar a ler isto: eu sei que nenhum de vocês viu o penalti que não foi assinalado quando o Vitória já ganhava 1-0, mas isso são pormenores).

 

Quanto ao Porto: foi roubado sim senhor. Há um penalti que fica por assinalar e a expulsão do Danilo é capaz de ser a mais cómica que eu já vi na vida. Claro que não sei que palavras é que ele pode ter dito ao árbitro mas não me pareceu ser uma decisão correta (viram como uma benfiquista consegue reconhecer que outros clubes foram roubados?). Mas já alguém parou para pensar no percurso miserável do Porto na Taça da Liga? Dois jogos, dois empates e futebol nem vê-lo. Não é que isso justifique erros de arbitragem, mas erros há-de haver sempre porque os árbitros são humanos e porque a arbitragem em Portugal é miserável.

 

Agora, já que estamos numa de Taça da Liga, alguém entre sportinguistas e portistas viu o penalti que não foi assinalada a favor do Benfica contra o Vizela? Alguém? Não? Então fomos só nós que naquele lance do Zivkovic vimos penalti e não livre? Eu desculpei o árbitro porque, de facto, foi muito em cima da linha da grande área e era difícil para ele avaliar. Depois vi a repetição e notei que a falta até deixou uma marca no relvado. Era penalti claro numa altura em que o resultado estava 0-0. O que é que o Benfica fez a seguir? Marcou 4 golos e resolveu o jogo. Alguém fala nisto? Não, porque não dá jeito.

 

O estado a que chegámos é deplorável! Já ninguém fala de futebol neste país. Os programas que deviam servir para discutir futebol (alguns deles nunca tiveram esse intuito mas vamos fingir que sim) servem para discutir arbitragens e ameaças feitas a árbitros. Estamos num ponto em que o líder dos Super Dragões dá conferências de imprensa a defender o Sporting que, por acaso, não foi em nada prejudicado nesta jornada da Taça da Liga, e ameaça árbitros. Se isto é futebol, então não quero mais ser adepta de futebol. 

 

Agora qualquer nomeação de árbitros é discutível. Está o caos instalado porque o Nuno Almeida, esse grande benfiquista, vai apitar o Guimarães - Benfica. Curiosamente, e olhando para as estatísticas do blogue influência arbitral (certamente um blogue feito por benfiquistas), o Sporting é o clube que mais pontos conquistou com este árbitro nas últimas nove épocas (90% dos pontos), seguido do Porto (88%) e só depois do Benfica (86%). Venham de lá então os argumentos de que o Benfica é favorecido. Outro árbitro que foi envolto em muita polémica foi o Jorge Sousa depois do Benfica - Sporting. O Jorge Sousa, esse benfiquista que até já fez parte dos Super Dragões e cujas estatísticas eu não vou deixar aqui para não dar cabo dos argumentos de ninguém. Parece-me óbvio que a solução para isto é roubar o Benfica à força toda no próximo jogo e beneficiar Porto e Sporting. 

 

Aproveitem a pesquisa no blogue de que falei para verem quem foi o campeão de penaltis assinalados em favor no ano de 2016 e na época passada. Spoiler alert: não foi o Benfica. 

 

Em jeito de conclusão, deixo uma pergunta que me parece pertinente: já algum sportinguista e portista pensou que, se calhar, o Benfica continua a ganhar porque tem melhor plantel e, consequentemente, melhor qualidade de jogo? Eu sei que não é normal discutir-se futebol em Portugal, mas às tantas é isso que está a acontecer. Às tantas o Porto tem um mau treinador (alguém que dispensa o Jonas não pode servir para o Porto). Às tantas o Bruno de Carvalho é uma criança de 5 anos no corpo de um adulto que é mais anti-benfiquista que sportinguista. Às tantas Porto e Sporting contrataram maus jogadores. Às tantas o Benfica tem o melhor guarda-redes a atuar em Portugal (e por favor não me venham falar no Rui Patrício), tem um Grimaldo (que é bom demais para a nossa liga) e um Nelson Semedo nas laterais, um Fejsa, um Pizzi, um Rafa, um Guedes, um Cervi e uma dupla de avançados (finalmente reunida de novo) absolutamente incrível. Às tantas é isto, mas até que alguns não percebam isto, vamos continuar com conversas sobre arbitragem para procurar disfarçar a falta de qualidade e as apostas falhadas.

1 comentário

Comentar post