Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Isto É Peanurs

As pessoas no comboio

Isto não tem nada a ver com o facto de eu ter visto o filme "A rapariga no comboio" há pouco tempo mas sim com o facto de eu ter passado muito tempo em comboios quando andava na faculdade. Todo este tempo me permitiu analisar os vários tipos de pessoas que viajam em comboios. Assim de repente vêem-me à cabeça oito tipos de pessoas. 

 

As estudiosas

 

As viagens de comboio são tão longas e chatas que tirar umas folhas de apontamentos e começar a lê-las (ou a olhar para elas simplesmente) parece a melhor atividade do mundo. Curiosamente nunca cheguei a um ponto de tédio tão grande que me desse para estudar.

 

As informadas

 

Há sempre alguém que vai a ler o jornal. Sobretudo se for da parte da manhã. Geralmente é o Correio da Manhã por isso também não sei até que ponto é que posso chamar a estas pessoas "informadas".

 

As sociáveis

 

Aqui há dois subgrupos: aquela que falam ao telemóvel durante a viagem inteira e para todo o mundo ouvir e as que decidem falar com a pessoa que está ao lado porque supõem que ela quer ouvir as suas histórias.

 

As preguiçosas

 

Este é um dos grupos com o qual eu me identifico. Há pessoas que vão sempre de olhos fechados mesmo que não estejam a dormir. Não interessa se são 7 da manhã ou 4 da tarde, qualquer hora é boa para fechar os olhos no comboio e abri-los apenas quando estivermos a chegar ao nosso destino.

 

As desportistas

 

Há pessoas que vão de pé o caminho todo. Isto é perfeitamente plausível se não houver lugares. Acontece que na maioria das vezes há lugares mas parece que há gente que gosta ainda menos de pessoas do que eu e prefere ir de pé a correr o risco de tocar numa pessoa. São pessoas que gostam de se exercitar. Há outra vertente de desportistas que é aquele grupo que se levanta meia hora antes de chegar ao destino. Porquê? Não sei, mas eles lá devem ter as suas razões.

 

As musicais

 

Diria que esta categoria é a mais abrangente. Quem é que não tem sempre os fones à mão para tentar iludir-se de que a viagem está melhor só porque estamos a ouvir música? 

 

As leitoras

 

Levar um livro para ler no comboio dá um ar de pessoa inteligente. É por isso que, de vez em quando, eu me esforço para carregar um livro na mala. Claro que, no meu caso, estar a ler a mixórdia de temáticas ou a biografia de um futebolista não é inteligente mas sim parvo, mas as pessoas normais lêem livros normais.

 

As multitasker

 

Alguma vez praticaram duas destas atividades ao mesmo tempo? Já? Parabéns, são excelentes multitasker. Eu, como não abdico da minha música, tenho por hábito ler ou "dormir" com os fones nos ouvidos. Claro que acabo por não ouvir música nenhuma nestes dois casos, mas pelo menos as pessoas percebem que não estou disponível para ser chateada.

 

2 comentários

Comentar post